Como manter um bom relacionamento com o cliente?

Consultor dá dicas para utilizar redes sociais e outras ferramentas neste sentido

De pouco adianta ter os melhores argumentos a favor de um produto se o profissional de vendas não tiver também uma rede de contatos muito bem estruturada. E quem sabe utilizar corretamente as redes sociais aumenta seu potencial de negócios, da mesma forma que os vendedores "sem noção", que abusam dos relacionamentos, acabam queimando sua reputação. O consultor Luiz Sales, sócio da Network-4-Sales, especializada no uso eficaz da rede de relacionamentos, aponta algumas dicas para os profissionais de vendas turbinarem seus negócios:

Tenha um inventário de clientes – você pode até achar que sabe tudo sobre seu cliente, mas sua memória nunca será tão boa quanto um computador. Por isso, é vital que todos os dados dos seus clientes estejam organizados de alguma forma e de fácil acesso. Pode ser desde uma simples e barata agenda de papel até um complexo e estruturado sistema de gerenciamento de clientes (CRM) operado em nuvem.

Saiba quem são seus clientes – no seu inventário, não basta contar apenas com os dados básicos, como telefone e e-mail dos clientes. É fundamental ter registrados também os fatos relevantes, como datas importantes para ele e familiares, situações pessoais que foram compartilhadas, conquistas profissionais ou particulares, preferências ou um hobby.

Tenha interesse autêntico – sua relação é profissional, mas seu interesse pelo cliente deve ser pessoal e autêntico. Aproximar-se do cliente apenas quando precisar tirar aquele pedido ou bater sua meta é um dos erros mais comuns e intoleráveis em vendas. Faça um acompanhamento próximo dos fatos relevantes externados pelo seu cliente. Ofereça ajuda, se for o momento, e também comemore conquistas com ele.

Mantenha-se próximo – seu cliente é uma pessoa tão ocupada quanto você. Então, estar próximo não pode significar ser impertinente. O melhor é estar conectado por redes sociais e interagir eventualmente. Mas cuidado para que sua postura no mundo virtual não denigra sua imagem na vida real.

Esteja sempre no radar – não esqueça que seu objetivo principal é estar em primeiro lugar na cabeça do seu cliente. Por isso, compartilhe informações pelas redes sociais, divulgue notícias de interesse por e-mail ou interaja por aplicativos de comunicação instantânea. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Com informações do Portal Administradores.com.


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