Empreendedor: 7 dicas para se manter criativo nos negócios


Artigo de Piero Contezini, CEO do Asaas.com, publicado no Portal Administradores.com.

Nem sempre é fácil se manter produtivo e desenvolver a criatividade quando o dia a dia é tão cheio de distrações. Por isso, ter disciplina, inclusive para conseguir ser criativo, é fundamental. 

Criatividade e inovação são palavras-chave para o sucesso de qualquer empreendor. Pensando em maneiras diferentes de realizar os mesmos processos, você descobre alternativas para alcançar melhores resultados em muito menos tempo, além de descobrir novos nichos de mercado. Desse modo, seu negócio se diferencia da concorrência e se destaca frente ao público-alvo. Mas nem sempre é fácil se manter produtivo e desenvolver a criatividade quando o dia a dia é tão cheio de distrações. Por isso, ter disciplina, inclusive para conseguir ser criativo, é fundamental. Veja a seguir 7 dicas super importantes para você ser criativo e, assim, produzir e inovar muito mais em seu negócio!

Durma e alimente-se bem

A sua capacidade de raciocínio e criatividade depende de uma boa noite de sono e de alimentação adequada. Às vezes, a pessoa tem a falsa impressão de que se dormir pouco e fizer um lanche rápido terá mais tempo para o trabalho, consequentemente aumentando a produtividade. Mas isso não é verdade, pois o tempo de trabalho, nesse caso, não será de qualidade, sua mente não estará descansada o suficiente para desenvolver seu potencial e seu corpo não se sentirá disposto para trabalhar. Então, durma o número certo de horas, em ambiente escuro e silencioso. Também, cuide para ter uma alimentação adequada, com café da manhã completo e um almoço equilibrado, para não se sentir pesado durante o dia e ter energia suficiente para render no trabalho.

Separe um tempo para deixar o pensamento livre

Sua criatividade precisa de estímulos que podem vir de ideias e ambientes diferentes. Por esse motivo, você precisa reservar um tempo na sua semana para não trabalhar diretamente, mas deixar o pensamento livre para que a criatividade se desenvolva. Você pode sair com amigos, conversar com pessoas diferentes, navegar na internet, ir ao cinema ou teatro, ou ainda ler um livro. Mas não abra mão desse tempo que, embora pareça ocioso, lhe renderá muito mais ideias quando voltar ao trabalho.

Mantenha-se motivado

A gente só dedica nosso tempo e esforço mental em algo se estamos motivados. Por isso, você precisa encontrar atividades que o motivem, como ouvir determinadas músicas ou praticar um esporte. Procure fazer essa atividade motivacional antes de começar seu trabalho, pois assim você terá muito mais ânimo e disposição, o que ajuda muito a se concentrar e a ser criativo durante as tarefas.

Questione sempre

Uma maneira de “forçar” sua criatividade ao funcionamento é sempre questionar, desde os processos até os produtos e serviços. Por que produzimos tal produto ou oferecemos tal serviço? Poderíamos investir em outro nicho de mercado? Existe outra forma de fazer o mesmo processo? E se fizéssemos de tal jeito? Às vezes, você acha que o negócio vai bem e que nada precisa ser modificado. Mesmo assim, questione. Pense sempre “e se fosse diferente, como seria?”. Certamente, mesmo o que já está bom pode ser melhorado em algum aspecto e, fazendo essas perguntas, você pode acabar descobrindo uma excelente oportunidade de negócio.

Organize sua área de trabalho

Tentar se focar nos negócios quando sua mesa de trabalho está bagunçada é também muito difícil, pois eventualmente você acaba se distraindo com os objetos ou vendo algo que chama atenção. Por isso, mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado, para que sua concentração possa ficar apenas nos negócios enquanto estiver ali. O mesmo serve para seu desktop no computador, mantenha os documentos arquivados em pastas, de modo que você encontre tudo rapidamente quando precisar.

Estabeleça prioridades e mantenha o foco em cada tarefa

Fazer diversas coisas ao mesmo tempo faz com que você comece várias tarefas, mas não se dedique a nenhuma com exclusividade. Portanto, antes de começar seu dia, organize sua agenda conforme as prioridades e comece pela atividade mais importante. Nesse momento, dedique-se inteiramente a ela, deixando o celular no silencioso, fechando redes sociais e e-mails. Caso você se lembre de algo que precisa ser feito, anote e veja sua anotação após terminar a atividade. Mantenha o foco em uma tarefa por vez e você conseguirá dedicar todo seu pensamento a ela, inclusive sua criatividade, assim terminando-a com muito mais qualidade e rapidez.

Programe pausas no trabalho

Entre uma atividade e outra, ou a cada uma hora e meia de trabalho, faça uma pausa de 5 a 10 minutos. Levante-se do seu local de trabalho, caminhe um pouco, tome um café, converse com algum colega, faça alongamento ou, ainda, apenas pense em outras coisas. Durante sua pausa, você também pode olhar rapidamente seus e-mails, redes sociais ou fazer uma ligação. Esse tempo que você se “desliga” das atividades é muito importante para descansar a mente e voltar com mais disposição para as próximas tarefas. Da mesma forma, quando você não consegue resolver algum problema de trabalho, é muito útil fazer essa pausa, pois, ao retornar, você tem muito mais capacidade e criatividade para encarar o problema e resolvê-lo.

É necessário certo comprometimento de sua parte para seguir essas dicas com disciplina. Comece colocando-as em prática durante uma semana e você já verá os resultados positivos: muito mais produtividade e inovação no seu negócio.

Mais informações em www.asaas.com.

Imagem: flickr.com/tec_estromberg

 


Fale Conosco

Av. Fernandes Bastos, nº 348 - CEP 95590-000. Tramandaí/RS

Fone(s): (51) 3661-1265 / (51) 9858-54166

ocnascimento@ocnascimento.com.br

Localização

mapa