IBGE diz que confiança do empresário afeta bens de capital

A queda de 3,3% na produção de Bens de Capital em julho, verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Mensal (PIM), está associada a um nível baixo de confiança do empresário, segundo o coordenador da pesquisa, André Luiz Macedo. Segundo ele, apesar da retração, o indicador acumula resultados positivos no ano, chegando a 14,2% de expansão em 2013. "A própria recuperação da confiança do empresário de forma bem mais lenta, operando em patamares mais baixos. O Comportamento deste segmento está diretamente relacionado aos investimentos da indústria", avalia. "Ainda assim, a queda neste mês não elimina a alta de 6,5% em junho, o saldo ainda é positivo", ressaltou.

As oscilações na produção industrial, segundo Macedo, sofreram influencia maior dos bens Intermediários, que registraram queda de 0,7% - a terceira consecutiva no ano, acumulando perdas de 1,8%. Na comparação do acumulado de 2013, entretanto, o segmento tem alta moderada de 0,4%. Apesar da queda, o setor de refino de petróleo e álcool (3,3%) contribuiu para a alta do índice geral.

"Gasolina e óleo diesel são segmentos que explicam este comportamento positivo que o setor aponta. Mas são exceções. No setor intermediário, há predominância de importações de matérias primas, o que se reflete nesta redução", disse Macedo. "Há desaceleração da economia mundial afetando minério de ferro e o setor de siderurgia, que tem um nível acima do estoque." Já no item de Bens de Consumo, a redução no consumo das famílias impactou o indicador, segundo o coordenador da pesquisa. Na comparação com julho de 2012, foram afetados, principalmente, os bens de consumo duráveis, como os automóveis (-1,65%), eletrodomésticos da linha branca (-2,8%) e também o segmento de outros eletrodomésticos, como ar condicionado e micro-ondas (39,8%).

Com informações do Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br)


Fale Conosco

Av. Fernandes Bastos, nº 348 - CEP 95590-000. Tramandaí/RS

Fone(s): (51) 3661-1265 / (51) 9858-54166

ocnascimento@ocnascimento.com.br

Localização

mapa