5 passos para se tornar um ótimo vendedor

Artigo de Gustavo Coelho, diretor Comercial da Sascar, publicado no Portal Administradores.com

Há quase 20 anos liderando equipes de vendas, construí minha carreira na área comercial no setor de varejo e de serviços, com vendas diretas e indiretas. Desde 2009, dirijo uma equipe com mais de 100 vendedores internos e externos em todo o Brasil. Meu objetivo sempre foi transformar meus times em máquinas de vendas, não pautadas pelo preço, buscando apenas volume, e sim, pela valorização do produto na percepção do cliente. Levo para as equipes grandes inspirações oriundas de livros como A Arte da Guerra, de Sun Tzu, e A Bíblia de Vendas, de Jeffrey Gitomer. A partir do conhecimento que conquistei com essas leituras e da minha experiência no comando de equipes comerciais, resumo cinco passos para que vendedores se tornem ótimos vendedores:

Passo 1 - Tenha obsessão por metas

É necessário ter uma obsessão por metas. E essas metas precisam ser claras para que o profissional as persiga e conquiste seus objetivos.

Passo 2 - Crie uma estratégia

Para criar a estratégia, o vendedor precisar entender o macro cenário da venda, ou seja, conhecer bem o comprador e suas necessidades e também o concorrente, para saber onde o seu produto se diferencia e assim se valoriza. Para executar essa estratégia é necessário que o vendedor acredite verdadeiramente nela e no produto ou serviço que está oferecendo.

Passo 3 - Identifique o seu cliente

Um ótimo vendedor precisa identificar quem é o cliente e quais são as suas necessidades. A venda só terá sucesso se o produto ou serviço atender às necessidades do cliente e esse esforço precisa ser direcionado para quem decide sobre a compra.

Passo 4 - Motive-se

Depois de criar a estratégia e identificar o cliente e suas necessidades, vá para a rua com vontade e energia. A disposição para executar qualquer tarefa sempre impacta no resultado. E na área de vendas esse efeito é muito significativo.

Passo 5 - Tenha foco

Procure sempre concluir um negócio antes de fazer outra oferta. Independente do que é ofertado, o bom vendedor aguarda a conclusão da venda antes de colocar outro item à disposição. O foco da venda deve ser o mesmo do início ao fim do processo.

Por último, comemore, pois é muito importante celebrar suas conquistas.

Boas Vendas!
 


Fale Conosco

Av. Fernandes Bastos, nº 348 - CEP 95590-000. Tramandaí/RS

Fone(s): (51) 3661-1265 / (51) 9858-54166

ocnascimento@ocnascimento.com.br

Localização

mapa