Como montar um planejamento estratégico na sua empresa

Artigo do Diretor de Planejamento da Acesso Digital, Paulo Roberto de Alencastro Jr., publicado no Portal Administradores.com.

O planejamento é muito importante para que qualquer companhia, independente do porte ou segmento, cresça de forma contínua e acelerada. E para que o mesmo seja desenvolvido, de maneira  prática e eficiente, é necessário que sejam respeitadas algumas etapas.

Primeiramente, a companhia precisa definir a missão e visão. A partir desse passo é que será definido o porquê da existência daquela instituição e o que ela pretende para o futuro. A missão trará o que essa empresa fará ao longo do tempo e como ela irá impactar o mercado, construindo uma marca. A visão dará a perspectiva a longo prazo, indicando aonde a empresa deseja chegar num fututo palpável, porém mais distante. O ideal é pensar em missão e visão para um ciclo de no mínimo cinco anos e no máximo dez, para quem está iniciando o negócio. As companhias mais maduras conseguem se planejar para ciclos maiores.

O próximo passo é definir objetivos tangíveis, e a longo prazo. Normalmente, estes objetivos estão ligados a números como faturamento, market share, área de atuação, entre outros. Este trabalho deverá ser realizado em conjunto com a visão e a missão da companhia, servindo de orientação e motivação, de forma que todos os colaboradores trabalhem em função de tais metas quando olharem para o futuro. A terceira etapa será a de definição de ciclos menores de planejamento. Depois de estabelecido um período de nove anos, por exemplo, é essencial desdobrar este período em ciclos menores para que seja feito um acompanhamento de macro-indicadores que dirão se a instituição está crescendo conforme o planejado. Para o caso acima, poderiam ser feitos três ciclos de três anos cada, adotando estratégias macro que auxiliem no sentido de manter a visão global já estabelecida. 

O quarto passo está relacionado à definição de metas, que devem ser estabelecidas de forma anual para os primeiros três anos, com foco especial ao primeiro ano, que será quando o trabalho acontecerá de forma mais intensa. Após a meta anual definida, é necessário realizar uma discussão com o objetivo de entender quais seriam as estratégias de crescimento necessárias para atingir o desejado. Neste aspecto, é importante que a meta esteja em torno de 30% acima do que é esperado como resultado, pois essa diferença irá fazer as pessoas buscarem uma solução para entrega do planejado.

Depois disto serão definidos os planos de ação. Nesta etapa se pensa orçamentos, prazos, responsáveis (nominados) e metas. Todas estas informações partem de discussões entre os envolvidos no ambiente corporativo. Um aspecto específico é que as metas estão sempre ligadas a variação prazo x investimento, o que denota uma análise detalhada para que não ocorram erros no meio da execução. Para que o planejamento estratégico seja eficaz também é preciso definir metas individuais. Acredito que todas as pessoas da companhia precisam ter objetivos pessoais, mas ligados aos planos de ação e, consequentemente, às estratégias.

É necessário, ainda, que a empresa tenha uma pessoa, ou uma equipe, responsável por cobrar o cumprimento dos planos estabelecidos. Essa área é extremamente importante para que todas as atividades, individuais e de equipes, sejam acompanhadas e tenham a evolução planejada. Dessa forma pode-se bonificar os profissionais por conta de resultados obtidos, o que é uma ferramenta interessante na complementação do planejamento, por motivar as pessoas em conjunto com a visão e missão da companhia. O planejamento estratégico não é um processo engessado, mas adaptável à realidade de cada empresa. Os passos aqui listados, porém,  são uma forma prática e eficiente de ter um planejamento e acelerá-lo conforme a necessidade da organização.

 


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