Lojas têm em setembro segundo melhor movimento do ano

O Indicador de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira, 3, pela Serasa Experian, avançou 0,9% em setembro ante agosto, já descontados os efeitos sazonais. Foi o segundo melhor resultado do ano no movimento dos consumidores nas lojas do País, empatando com a alta de 0,9% de março e só perdendo para a expansão de 1,7% de janeiro. Na comparação com setembro de 2012, o crescimento da atividade varejista foi de 2,3%.

No acumulado do ano até setembro, a atividade do comércio registrou alta de 5,3%, impulsionada pelo desempenho dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (6,4%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (5,8%). O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática acumulou alta de 3,9% no período, seguido por tecidos, vestuário, calçados e acessórios (3,1%), veículos, motos e peças (2,3%) e material de construção (3%). Em setembro, o resultado foi puxado pelo crescimento de 3% nas lojas especializadas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática e pela alta de 0,5% tanto no segmento de combustíveis e lubrificantes quanto no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Tiveram desempenho negativo supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,7%), veículos, motos e peças (-1,7%) e material de construção (-0,7%).

O indicador reflete o volume de consultas mensais realizadas por aproximadamente 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. Em nota, os economistas da empresa avaliam que setembro foi favorecido pelo recuo da taxa cambial, após as fortes elevações entre junho e agosto, e pela recuperação dos níveis de confiança do consumidor.

Com informações do Jornal do Comércio.


Fale Conosco

Av. Fernandes Bastos, nº 348 - CEP 95590-000. Tramandaí/RS

Fone(s): (51) 3661-1265 / (51) 9858-54166

ocnascimento@ocnascimento.com.br

Localização

mapa