Você sabe a importância do Marketing para sua empresa?

Foto: flickr.com/adamgrabek



Muitos empreendedores se preocupam com o gerenciamento burocrático da empresa, mas esquecem de reservar parte de seus orçamentos para gerar novos negócios. Cuidar do marketing é o oxigênio da empresa que tem visão de longo prazo. 

Muitos empreendedores iniciam suas empresas, preocupados com a criação do tipo de negócio. Cuidam da contabilidade, gerenciam funcionários, atendem clientes, mas esquecem do principal, o marketing. Para muitos empreendedores, o marketing não costuma ser considerado importante. E esse é o maior problema quando vivemos em um mundo globalizado e temos cada vez mais que lidar com concorrentes extremamente estratégicos e ávidos para roubar seu mercado.

O marketing, de um modo geral, não é apenas a criação de um comercial para vender um produto, como muitos acreditam. O marketing é parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação para evitar perder novos clientes, e principalmente é através do marketing que são definidas as ações para gerar novas vendas, leads ou contratos de uma empresa. É através do marketing que ações estratégicas são criadas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável e também garantir que a empresa se mantenha durante os próximos anos.  

O marketing precisa ter acesso à informações importantes da empresa, como por exemplo, saber a margem de lucro dos produtos, definicação clara das vantagens e funcionalidades do produto, recursos que poderão ser realocados em campanhas mensais para que se monte um planejamento de longo prazo, deficiências dos concorrentes. O empresário deve entender como é feito o atendimento pós-venda, além de ter no mínimo algum recurso mensal para montar ações de comunicação. Uma outra observação importante é que, não existe marketing de graça. Qualquer que seja a tentativa de implementar ações, gera um custo do funcionário para que realize tais ações, e isso também faz parte do investimento em marketing.

Uma empresa precisa entender que não está no mercado para brincar de lego, onde você monta as peças, derruba e pode começar tudo de novo. Muitas vezes, dar espaço a concorrentes mais preparados pode custar o oxigênio que a mantém viva e isso pode não ter volta. Manter o oxigênio é manter o marketing e isso existe expertise, visão de negócios, metas, planejamento e principalmente algum tipo de investimento. Isso sim, vai garantir que sua empresa possa se manter no longo prazo.

Artigo de Rachel Fernandez, especialista em Pesquisa de Mercado nas Comunicações, publicado no Portal Administradores.com.


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