Segundo a consultora Naiara Correa, é importante ver filmes do gênero para alcançar o aprendizado lúdico e ter identificação direta com personagens.
Todo mundo sabe que, antes de pedir demissão do emprego e abrir o próprio negócio, deve-se pesquisar muito sobre empreendedorismo e a área em que será feito o investimento. Pensando nisso, o Brasil Econômico fez uma lista com filmes que todo empresário deve assistir – até porque um grande profissional não é formado apenas por pesquisa e embasamento: também é necessário encontrar muita inspiração.
Segundo a consultora Naiara Correa, que tem mais de 17 anos de atuação em projetos de venda, é muito comum nos dias de hoje utilizar recursos lúdicos como os filmes para ensinar empreendedorismo . Afinal de contas, existe uma identificação direta do futuro empresário com o personagem, seja de um filme ou de um livro, fazendo que com haja muito mais sensibilidade e aprendizado. Confira quais são os filmes que vão inspirar seu lado empreendedor:
Coco Antes de Chanel (2009)
Se hoje as mulheres usam calças, deve-se muito à Coco Chanel. O nome, que hoje é referência no mercado da moda, diz respeito a uma antiga costureira e cantora de cabaré, que teve a vida transformada após se tornar conselheira de um homem rico. Cansada do padrão "chapéu, espartilho e sapatos apertados", Coco usa roupas de seu amante, o que serve apenas como o ponto inicial de seu sucesso.
A Rede Social (2010)
Os escândalos judiciais são apenas uma desculpa para contar a história do Facebook. O filme conta a história de Mark Zuckerberg, fundador da rede social e um dos bilionários mais jovens do mundo. Em 2003, o jovem – hoje graduado em Havard – começou a trabalhar em uma nova ideia que gerou muitos problemas, que são desdobrados ao longo da narrativa. Traição e ambição são apenas umas das marcas da história de uma das redes sociais mais utilizadas no mundo.
Joy (2015)
O longa conta a história de uma jovem de nome homônimo. Desde criança, Joy sempre foi muito criativa e é isso que faz toda a diferença em sua vida. Divorciada, mãe solteira e com o ex-marido morando no porão de sua casa, Joy inventa um esfregão com um suporte para torção e se transforma em uma das empreendedoras mais reconhecidas nos Estados Unidos.
Jobs (2013)
Esse filme é recomendado para quem não tem interesse em cursar uma faculdade e pensa apenas em ter o próprio negócio. A fim de se dedicar totalmente à sua ideia, Steve Jobs abandonou o ensino superior em 1976 e criou o computador pessoal ao lado de Steve Wozniak. A invenção, talvez a mais importante do século passado, foi um dos motivos que fizeram o criador da Apple passar por cima de algumas pessoas para alcançar o seu objetivo.
A Procura da Felicidade (2006)
Este título pode ser considerado um dos filmes mais motivadores de todos os tempos. Chris Gardner, após ser abandonado pela esposa, tem a difícil missão de cuidar de seu filho sozinho enquanto passa por dificuldades financeiras. Gardner vê uma luz no fim do túnel após conseguir um estágio em uma importante corretora de ações. A vaga, no entanto, garante remuneração somente depois de três meses de experiencia – se houver efetivação. Esta situação torna as coisas muito mais difíceis para a família.
Clube de Compra Dallas (2013)
Após ser diagnosticado com AIDS no ano de 1986, Ron Woodroof se recusa a aceitar seu quadro de saúde e procura por tratamentos alternativos. Ao descobrir que Zidovudina (AZT) prejudicava seu tratamento, Woordroof decide contrabandear medicamentos do México e, a partir disso, fazer um negócio ao lado de Rayon. O filme mostra que, mesmo em cenários inóspitos, é possível ser um empreendedor. “Isso não significa que tenha que sonegar impostos. A lição maior desse filme é que pode se buscar um porpósito além do financeiro, que pode ser humano ou simplesmente o objetivo por deixar um legado”, explica Naiara sobre a importância do título.
Além do aprendizado lúdico, a consultora também afirma que filmes sobre empreendedorismo trazem muito da caminhada de um futuro empresário e mostram a complexidade desse mundo – uma vez que é necessário um lado mais agressivo, a busca incessante por novas oportunidades, como conduzir as pessoas, e a principal lição, que é a de que todo empreendedor recebe um “não” no caminho, precisando sempre manter a perseverança.
- Artigo publicado originalmente no Portal de Economia - iG.
- Foto: flickr.com/tec_estromberg