Artigo publicado no Portal Administradores.com, de autoria de Claudio Gandelman, fundador e CEO do Teckler - rede social que remunera os internautas pelo conteúdo produzido.
Muitos gestores querem saber como utilizar bem as redes sociais, como a sua empresa pode se posicionar, o que devem ou não fazer. Costumo dizer que as redes sociais têm basicamente três propósitos:
1. Funcionar como um termômetro de como seu público em geral enxerga sua marca e produtos. Isso ajuda a posicionar-se e caminhar com um pouco mais de luz. Diferente de uma pesquisa formal, onde os entrevistados são questionados intencionalmente e com um objetivo final, nas redes sociais os clientes espontaneamente e sem qualquer estímulo direcionado lhe darão opiniões valiosas sobre o que pensam dos seus produtos, serviços e principalmente a melhor e pior forma de utilização dos mesmos. Diversas pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessam. Segundo pesquisa realizada este ano pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores, o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais, ou seja, cada vírgula que sua empresa posta nas redes sociais impacta um número exorbitante de pessoas. Comece pensando nisso!
2. Atuar como uma “Central de Atendimento ao Cliente”. Por meio das redes sociais a empresa saberá antes de qualquer outro meio as maiores verdades e as coisas urgentes e importantes que deve saber. E não adianta a preocupação de antecipar-se aos problemas, afinal eles simplesmente aparecem de onde menos se espera. Seja porque um funcionário no ponto de venda não tratou bem algum cliente, ou porque a mercadoria estava em falta ou até mesmo porque a empresa não se preparou para um bom serviço mesmo. Um pequeno deslize replicado para um número grande de clientes atuais e em potencial fez muitos executivos enxergarem o social business como uma ferramenta estratégica.
Hoje são contratados profissionais de comunicação e marketing para desempenharem tal função, que necessariamente deve estar vinculada aos objetivos desses departamentos. De uns anos para cá foram criados muitos especializações e até pós-graduação para quem deseja atuar na área. Tenha profissionais capacitados!
3. Construir uma boa reputação para sua marca. De uma certa forma o terceiro item está atrelado aos outros dois, mas assim como toda ação de comunicação e marketing, as redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, ao posicionamento e a imagem que deseja-se atingir, caso contrário nada disso faz sentido. Hoje temos várias formas interessantes de fazer publicidade nas redes sociais, a mais “normal” é a compra de mídia diretamente, onde a empresa coloca um botão, um banner, um link ou tweet patrocinado. Tem diversas vantagens: a primeira e mais importante é calcular o custo em uma quantia que caiba no tamanho do seu bolso; a segunda grande vantagem é que podemos medir facilmente e saber se está tendo ou não retorno sobre o investimento. Invista nas Redes Sociais!
E se pararmos para pensar é essencial que a empresa tenha uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Não são mais aceitos argumentos como: “Ah...estamos montando” ou “Estamos contratando uma empresa especializada para desempenhar esse papel”. Esqueça isso já! Aceite que as redes sociais são uma realidade e não dá para deixar de lado, correndo o risco da pena que pode ser alta. Uma empresa de alimentos, por exemplo, ao invés de publicar assuntos claramente publicitários como “compre nosso leite condensado”, pode criar alguns conteúdos informativos e ensinar a fazer um delicioso bolo, passar a lista de ingredientes e indicar onde comprar os produtos, tudo isso gratuitamente. O mundo da internet e, principalmente, das redes sociais está mudando muito rápido e é importante que sua empresa saiba como seguir as tendências.